São as segundas eleições democráticas desde a queda dos Talibã, em 2001. O actual líder apelou ao voto. O governo pediu aos jornalistas para não cobrirem surtos de violência
São as segundas eleições democráticas desde a queda dos Talibã, em 2001. O actual líder apelou ao voto. O governo pediu aos jornalistas para não cobrirem surtos de violênciaDecorrem hoje, 20 de agosto, as eleições presidenciais e provinciais no afeganistão. Um total de 41 candidatos concorrem ao cargo de presidente, chamandoàs urnas17 milhões de afegãos. a segurança foi reforçada devido às ofensivas talibãs que têm aumentado desde Outubro. 300 mil membros de forças de segurança, nacionais einternacionais, estão presentes. O movimento extremista, que controla grande parte da região sul e leste do país, prometeu perturbar as eleições. Segundo o jornal francêsLe Monde, as primeiras horas do escrutínio decorrerram com tranquilidade. Não houve nenhum ataque a mesas de voto, embora já tenham sido registados episódios de violência na capital, Cabul, e a sul, entre polícias e talibãs. O objectivo do grupo rebelde é assustar os eleitores, incentivando a abstenção.
Peço a todos os afegãos para votar, e assim decidir por um futuro melhor para o país, declarou o actual presidente, citado pelo Le Monde. Hamid Karzai diz não estar preocupado com a violência, mas lembrou que uma só volta [nas eleições] seria do interesse do país . as sondagens realizadas antes das eleições apontavam para uma provávelvitória do líder. O seuprincipal rival é abdullah abdullah, antigo ministro dos negócios estrangeiros.
Dois comunicados do governo, divulgados a 18 de agosto, proíbiam os órgãos de comunicação social de noticiarem qualquer episódio de violência ou potenciais ataques terroristas no país. Os Repórteres Sem Fronteira condenam a medida que consideram um acto de censura e ameaça ao processo democrático, afectando o princípio de transparência do escrutínio. além de atentar contra a liberdade de imprensa, a decisão viola o direito à informação dos cidadãos, alerta a organização.