Morreu a 18 de agosto o antigo presidente coreano Kim Dae-jung. Prémio Nóbel da Paz em 2000, é um símbolo da luta contra a ditadura
Morreu a 18 de agosto o antigo presidente coreano Kim Dae-jung. Prémio Nóbel da Paz em 2000, é um símbolo da luta contra a ditaduraKim Dae-jung ficará na história da Coreia do Sul como um dos símbolos maiores da democracia. Durante o período da ditadura, foi preso durante seis anos, viveu três no amílcar e passou 10 anos em prisão domiciliária por ter recusado cooperar com os líderes militares.
Em 1973, foi raptado por agentes secretos sul-coreanos num hotel em Tóquio. Sobreviveu a vários atentados de assassínio e foi condenado à morte em 1980 por traição. a sentença foi depois mudada para prisão perpétua, sendo depois reduzida para 20 anos. a sentença acabou por ser suspensa em 1982.
Foi eleito presidente da República em Dezembro de 1997. O momento mais alto do seu mandato (1997-2003) aconteceu no Verão de 2000, quando visitou a Coreia do Norte e se encontrou com o líder Kim Jong-il. Foi a primeira vez que os líderes das duas Coreias se encontraram, desde que este país ficou dividido. O encontro valeu a Kim Dae-jung o prémio Nóbel da Paz, motivo de orgulho muito grande para os sul-coreanos.
Com Kim Dae-jung as relações entre as duas Coreias começaram a melhorar, graças à sua Sunshine Policy (política dos raios do Sol). Esta política possibilitou e facilitou o aumento da ajuda humanitária da Coreia do Sul ao Norte pobre, bem como o lançamento de incitativas especiais, nomeadamente o encontro das famílias separadas e o projecto turístico da cadeia montanhosa de KumGang, que possibilitou a milhares de sul-coreanos visitar o Norte.