O sobrelotado complexo de três acampamentos de Dabaab vai ficar mais aliviado com a saída de milhares para outro campo. Mudança já começou
O sobrelotado complexo de três acampamentos de Dabaab vai ficar mais aliviado com a saída de milhares para outro campo. Mudança já começouHá 13 mil refugiados somalianos que estão a deixar o acampamento sobrelotado onde têm vivido no Quénia. as primeiras pessoas iniciaram a saída a 15 de agosto e nos próximos dias o número total ascenderá aos milhares previstos pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
Cerca de 300 refugiados chegaram ao campo de Kakuma, no noroeste do Quénia, a 15 de agosto, depois de uma viagem de três dias na estrada. Para trás ficou o complexo de Dabaab, três grandes campos que alojam um total de 289. 500 refugiados. Gente a mais. Outro comboio de veículos, que transportavam 520 refugiados, deixou ontem Dabaab em direcção a Kakuma.
a deslocalização dos refugiados somalianos é parte de um plano em vários fases para aliviar a sobrelotação crónica nos campos de refugiados de Dabaab, que já têm 18 anos de existência e que actualmente acolhem mais de três vezes a população para a qual foram inicialmente projectados, afirmou o porta-voz do aCNUR andrej Mahecic.