Enquanto outros jovens estão de férias, há jovens de Fátima que vigiam a floresta ao abrigo do lema «Uma floresta protegida por um mundo melhor»
Enquanto outros jovens estão de férias, há jovens de Fátima que vigiam a floresta ao abrigo do lema «Uma floresta protegida por um mundo melhor»Há um posto de comando e duas torres de vigia na freguesia de Fátima. a vigilância da floresta é efectuada a partir do Calvário Húngaro numa torre de vigia construída à escuteiro. ali se encontra diariamente uma equipa de três jovens: dois escuteiros e um que, não o sendo, tem mais de 18 anos.
Na pista da Giesteira, o cenário repete-se: uma outra equipa vigia colunas de fumo ou eventuais focos de incêndio e comunica ao posto de comando, instalado junto à rotunda sul. ali são filtradas as informações recebidas via rádio, feita a triangulação do ponto exacto do suposto incêndio e comunicado às autoridades competentes.
Diariamente, os jovens vigiam entre as 10h e as 19h30. Três equipas mistas, de nove elementos estão atentas a qualquer sinal de fumo e apoiam outros jovens que se encontram noutros pontos do concelho de Ourém. a Junta de freguesia de Fátima é a entidade promotora deste projecto e o Corpo Nacional de Escutas, através do agrupamento 682 de Fátima, a entidade de acolhimento. O Instituto da Juventude apoia monetariamente a iniciativa com uma bolsa para os jovens.
O projecto, que se desenvolve em Fátima desde 2006, conta com o apoio de 14 restaurantes que fornecem as refeições. a vigilância é feita até 31 de agosto.