a mulher precisa da autorização do marido para trabalhar, ou mesmo para sair de casa. a norma determina ainda obrigações sexuais das esposas
a mulher precisa da autorização do marido para trabalhar, ou mesmo para sair de casa. a norma determina ainda obrigações sexuais das esposasOs aliados do afeganistão devem apelar o presidente Hamid Karzaia uma alteraçãoda nova lei sobre as mulheres xiitas. a afirmação é da Human Rights Watch’ (HRW), organização de direitos humanos, que se coloca contra a norma discriminatória, que entrou em vigor no país, recentemente. Era ele que, no entanto, se vangloriava de ser moderado em relação aos assuntos das mulheres, lembrou Brad adams, director da HRW na Ásia,sobre o presidente afegão. Os xiitas representam entre 10 a 20 por cento da população afegã.
a nova legislação priva as xiitasde determinados direitos, previstos na constituição afegã. Permite que os homens retirem bens primários, como a comida, às suas esposas, caso elas não se submetam aos seus desejos sexuais. Determina uma periodicidade mínima de quatro dias para as relações. Os filhos ficam inteiramenteàguarda do pai e avô. as mulheres precisam da autorização dos maridos para trabalhar, inclusive para sair de casa. Facilita ainda o processo de autores de crimes sexuais. Os violadores ficam isentos de qualquer acusação, se compensarem as suas vítimas.
a lei foi aprovada por líderes conservadores xiitas no parlamento. Militantes afegãs acusaram o presidente de tentar obter mais votos para as eleições presidenciais de 20 de agosto, com a aprovação da lei. Vários dirigentes internacionais condenaram a adopção da norma, o que levou Hamid Karzai a uma revisão da mesma. Para a HRW trata-se de uma violação dos direitos das mulherese da própria constituição que determina igualdade entre os doissexos. a organização aconselha os outros candidatos presidenciais a manifestarem-se contra a lei.