Vários programas têm sido desenvolvidos pela empresa aviatur e Organização Internacional para as Migrações. Visam promover actividades profissionais para a população
Vários programas têm sido desenvolvidos pela empresa aviatur e Organização Internacional para as Migrações. Visam promover actividades profissionais para a populaçãoUm projecto de venda de objectos artesanais nas eco-lojas dos parques nacionais da Colômbia pretende ajudar as populações desfavorecidas, inclusive os deslocados de conflitos armados. as peças são feitas à mão por membros de comunidades, estabelecidas nos arredores dos parques. O programa pretende incentivar oportunidades de trabalho e estágios para os seus beneficiários. Resulta de um acordo entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a agência de viagens aviatur, assinado na última semana.
O acordo entre a OIM e a aviatur é uma excelente oportunidade para promover a integração social e o desenvolvimento local das comunidades, afirmou Norberto Carrasco, presidente da empresa. Os parques naturais colombianos estão entre os destinos eco-turísticos mais atraentes do mundo. O deTayrona espera 250 mil turistas, até fins de 2009. O apoio de empresas privadas é fundamental aos esforços da OIMna colocação deprodutos colombianos, quer a nível nacional, quer internacional – assegura José Oropeza, responsável pela missão da OIM, no país.
as iniciativas desenvolvidas pela organização são financiados pela agência americana para o Desenvolvimento Internacional. além deste último projecto, decorre um programa de recolha e reciclagem de plástico e outro dedicado ao combate do recrutamento de crianças por grupos armados ilegais. O primeiro acordo entre a OIM e a aviatur para a venda de café em lojas e hotéis tem obtido sucesso. Beneficia 500 famílias deslocadas.