Os congoleses sofrem em silêncio a humilhação de uma violação. além dos traumas, são condenados às críticas da sociedade
Os congoleses sofrem em silêncio a humilhação de uma violação. além dos traumas, são condenados às críticas da sociedadeÉ já bem conhecido o drama das mulheres congolesas violadas, no decorrer dos conflitos entre grupos armados e forças governamentais. Cerca de 200 mil foram abusadas sexualmente, desde 1996. No entanto, há cada vez mais homens a sofrerem o mesmo tipo de ataques. São violados e ameaçados de morte perante as suas famílias. São traumas que ficam para o resto da vida e episódios que muitos preferem esconder. além da humilhação sentida, são ainda rejeitados pela conservadora sociedade congolesa.
a impunidade dos autores favorece o crime. São poucos os que são realmente condenados. Quando isso acontece, acabam por sair rapidamente. Durante a sua visita oficial, Hillary Clinton, secretária de estado americana,apelou opresidente Joseph Kabila,à erradicaçãodo problema social. Os crimes são cometidos por agentes que deveriam assegurar a segurança da população e não amedrontá-los. Segundo o jornal digital afrik.com, três quartos dos detidos são militares. a região de norte Kivu é uma das mais afectas. a violência sexual é mais uma arma de destruição, usada pelos rebeldes contraas suas vítimas.