No mês de agosto os peregrinos que demandam Fátima são essencialmente portugueses emigrantes que trabalham nos mais diversos países, sobretudo europeus
No mês de agosto os peregrinos que demandam Fátima são essencialmente portugueses emigrantes que trabalham nos mais diversos países, sobretudo europeus a peregrinação internacional dos dias 12 e 13 de agosto reuniu, segundo as estatísticas, pouco mais de 80 mil peregrinos nas cerimónias oficiais.
Contudo, desenganem-se aqueles que pensam ter sido um número diminuto, pois apenas foram contabilizados dois dias.
Este ano está a verificar-se o mesmo que em anos anteriores, ou seja, desde o fim-de- semana passado que afluem diariamente a Fátima milhares de peregrinos e visitantes.
Há pouco mais de 20 anos atrás, os meses de maior movimento de visitantes em Fátima eram Maio, aquele que concentrava mais peregrinos, seguido de Outubro e só depois surgia o mês de agosto.
actualmente, o mês mais importante do ano é agosto, não só pelo número de visitantes, mas também pelo movimento comercial.
Quando passamos pelas ruas ou vamos ao Santuário, é normal ouvir falar outra língua que não o português, é um idioma já arreigado em centenas de milhares de emigrantes: o idioma francês. São sobretudo aqueles que trabalham em França – e Suíça – que, com as suas famílias se deslocam à Cova da Iria.
Diariamente os parques do Santuário, avenidas e ruas desta cidade estão ocupados por carros de emigrantes, seja de matrícula francesa ou não. Passam sempre algumas horas em Fátima, aqui vem cumprir as promessas feitas ou simplesmente visitar o Santuário.
ano após ano é o cenário que visionamos, um género de peregrinos e visitantes diferentes, mas que mexem com esta cidade.
agosto é o mês de férias laborais em diversos países e os nossos compatriotas regressam ao seu país natal para rever familiares e amigos, matar saudades do seu cantinho, aproveitando ainda para uma deslocação à Cova da Iria.
Que seja proveitosa a sua visita à Virgem de Fátima e que ela os acompanhe sempre, são os nossos votos.