Santo agostinho é, conjuntamente com Nossa Senhora de Fátima, padroeiro da diocese. Celebração a 28 de agosto, festa do santo bispo de Hipona
Santo agostinho é, conjuntamente com Nossa Senhora de Fátima, padroeiro da diocese. Celebração a 28 de agosto, festa do santo bispo de HiponaO bispo de Leiria-Fátima preside à Eucaristia, às 21h, na igreja de Santo agostinho, na cidade de Leiria. No início do ano sacerdotal o santo bispo de Hipona é testemunho vivo e mestre de fé e de vida sacerdotal, salienta o vigário-geral da diocese, Jorge Guarda.
Para a celebração são convidados todos os que desejem honrar o santo padroeiro da diocese, em particular as pessoas mais empenhadas na Igreja diocesana: sacerdotes, religiosos, leigos que colaboram com a acção apostólica.
Santo agostinho foi adoptado como padroeiro da diocese, em 1918, aquando da restauração da mesma. a escolha residiu no facto de Leiria ter estado, desde o século XII até 1545, sob influência do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, de religiosos da ordem de Santo agostinho. O Papa João XXIII confirmou, em 13 de Dezembro de 1962, a adopção de Santo agostinho como padroeiro da diocese acrescentou Nossa Senhora de Fátima.