Caso da aung San Suu Kyi é apenas uma parte da brutalidade do regime militar da Birmânia, denuncia organização de direitos humanos
Caso da aung San Suu Kyi é apenas uma parte da brutalidade do regime militar da Birmânia, denuncia organização de direitos humanosUma campanha a favor da reprovação da sentença de aung San Suu Kyi e pela investigação de crimes contra a humanidade da junta militar birmanesa foi lançada pela organização de direitos humanos avaaz. Recordam estes militantes, que a Prémio Nobel da Paz e ícone pró-democracia da Birmânia, aung San Suu Kyi, foi sentenciada esta semana a mais um ano e meio de prisão.
Para a avaaz, a necessidade de alargar a condenação à ditadura birmanesa é outra: O caso da aung San Suu Kyi é apenas uma parte da brutalidade do regime militar da Birmânia: são 40 anos de assassinatos, tortura, violações em massa e trabalho escravo, acusam no texto da petição.
Por isso, entende a organização, que é chegada a hora de levar os generais da Birmânia a tribunal. a organização lança um apelo ao Conselho de Segurança da ONU para que investigue a junta militar por crimes contra a humanidade. Um veredicto de culpado, argumenta a avaaz, poderá indiciar generais de alto escalão, deixando claro para a junta que eles não ficarão impunes pelas atrocidades que cometeram.
O texto da petição pode ser lido e eventualmente assinado no site da organização, disponível no sítio.