Oitenta mil fiéis participaram na Eucaristia que marcou o encerramento da peregrinação do migrante e do refugiado, presidida pelo bispo auxiliar de Porto alegre, Brasil
Oitenta mil fiéis participaram na Eucaristia que marcou o encerramento da peregrinação do migrante e do refugiado, presidida pelo bispo auxiliar de Porto alegre, BrasilConcelebraram com o presidente da celebração 144 bispos e sacerdotes. 48 grupos de peregrinos, oriundos de 14 diferentes países, inscritos no Serviço de peregrinos do Santuário de Fátima, participaram na missa internacional de 13 de agosto.
Receberam a bênção dos doentes, quase no final da celebração, 130 peregrinos. Proferiu a prelecção o padre Clemente Dotti, capelão do Santuário de Fátima.
O Santuário de Fátima contabilizou ainda 2099 confissões, 678 peregrinos recorreram ao lava-pés, 838 realizaram promessas na capelinha e 256 pessoas receberam assistência no posto de socorros. Na peregrinação, prestaram serviço voluntário 124 servitas, 26 escuteiros, um médico e cinco enfermeiros.
Os Bombeiros voluntários de Fátima socorreram 14 pessoas em situações de desmaio, desidratação e doença súbita. a Guarda Nacional Republicana mobilizou 200 militares numa operação que registou duas queixas por furto de carteiras.
No próximo fim-de-semana, 15 de agosto, dia de assunção de Nossa Senhora e 16 de agosto, domingo e encerramento da Semana nacional das migrações, são esperados em Fátima, milhares de peregrinos. É subordinada ao tema Viver o amor fraterno sem distinções nem discriminações.