“Vem Comigo” é o nome de um projecto destinado a reintegrar milhares de deficientes, muitos deles vítimas de minas. Há menos mendigos deficientes nas cidades angolanas
“Vem Comigo” é o nome de um projecto destinado a reintegrar milhares de deficientes, muitos deles vítimas de minas. Há menos mendigos deficientes nas cidades angolanasMais de 40 mil pessoas usufruíram da iniciativa da associação Nacional de Deficientes angolanos, desde abril 2003. Cerca de oito mil foram inseridos no mercado de trabalho, avança a agência angop. O programa actuou junto de deficientes e vítimas da guerra, melhorando as suas condições de vida.
ao longo destes anos,o projectopreocupou-se, particularmente, com a reinserção social de deficientes sem abrigo, emenaltecer os apoios governamentais e sensibilizar os própriosbeneficiários. Osmesmos receberam, ainda, tratamentos adequados, formação em determinadas áreas (informática; carpintaria; agricultura, entre outros). a falta de transporte foi uma das principais barreiras na aplicação das acções previstas. No sector da agricultura, existe já um terreno disponível para a execução das actividades. Só faltam os tractores.
O coordenador Silva Lopes considera o programa Vem Comigo’ muito importante, tanto para as pessoas portadoras de deficiência como para a população em geral. Decorre até 2012. a diminuição do número de mendigos pelas principais cidades do país foi uma das vantagens apontadas pelo responsável, a 13 de agosto. a passagem de muitos deles para o activoincentivou esse facto. SilvaLopes participou,hoje,num debate sobre a temática: O contributo das ONG (Organizações Não Governamentais) na melhoria da vida da população.