« a Igreja procura não fazer Política nem meter-se em Política partidária». Utilização da imagem esbatida da basílica de Fátima e colunata não agrada
« a Igreja procura não fazer Política nem meter-se em Política partidária». Utilização da imagem esbatida da basílica de Fátima e colunata não agradaO reitor do Santuário mostrou-se desagradado com a situação. Não gosto e não concordo que as forças políticas se aproveitem, adianta o padre Virgílio antunes.
Para o reitor do Santuário política e religião são âmbitos absolutamente autónomos, independentes, e cada um, cada parte, a cumprir a sua missão. Sobre a utilização da imagem nos cartazes do candidato do Partido Socialista à Câmara de Ourém, Virgílio antunes refere ainda que no momento certo, comunicámos com as forças partidárias a manifestar o nosso ponto de vista.
ainda em matéria de eleições, o bispo da diocese de Leiria-Fátima salienta que a Igreja é livre, mas presente na sociedade. Trata as questões sociais e éticas, sem se intrometer no aspecto partidário, diz antónio Marto.
O prelado garante que a igreja não dá indicação de voto, mas deu (através da Nota da Conferência Episcopal Portuguesa sobre as eleições) critérios para os cristãos poderem discernir em liberdade. Sem querer pronunciar-se sobre as eleições que se avizinham, o bispo diocesano apontou que não há nenhum partido que esgote o Evangelho pois todos são imperfeitos em relação a esse texto.