Ban Ki-Moon apelou a uma maior cooperação entre os países, nas questões de desenvolvimento. a solidariedade, no contexto actual, interessa a todos
Ban Ki-Moon apelou a uma maior cooperação entre os países, nas questões de desenvolvimento. a solidariedade, no contexto actual, interessa a todosO secretário-geral das Nações Unidas (ONU)pediu solidariedade entre os vários países do mundo,naresolução da crise. ajudar outras nações a atingirem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénioéuma das acções possíveis, apontada por Ban Ki-Moon.
O alto responsável da ONU participou, a 10 de agosto, no encontro da Federação Mundial das associações das Nações Unidas, na Coreia do Sul. aos presentes recordou que a crise não pode ser resolvida individualmente por cada país, tendo em conta a multiplicidade de factores envolvidos. Num contexto de crise global, a solidariedade interessa a todos.
Os Objectivos do Milénio foram aprovados numa declaração em 2000, aprovada por 189 estados membros da assembleia-geral das Nações Unidas. Trata-se de um processo decisivo de cooperação global no século XXI. Oito grandes metas terão que ser atingidas até 2025, pelo conjunto de países. O documento focou questões importantes como a erradicação da pobreza, promoção do ensino primário, defesa da mulher e melhoria da saúde materna. Debruçou-se ainda sobre o combate de epidemias, sustentabilidade ambiental, diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros.