São o futuro, diz-se.comemora-se a 12 de agosto, o dia internacional da juventude. Há iniciativas de norte a sul do país, bem como entradas grátis em vários locais
São o futuro, diz-se.comemora-se a 12 de agosto, o dia internacional da juventude. Há iniciativas de norte a sul do país, bem como entradas grátis em vários locaisO mundo conta com três mil milhões de habitantes, com menos de 25 anos. Mais de 100 milhões de crianças, em idade escolar, não frequentam a escola. Todos os dias, perto de 30 mil crianças morrem devido à pobreza e sete mil jovens contraem o vírus da Sida. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU) numa mensagem divulgada.
ainda que sejam umquarto da população activa, os jovens representam metade do total de desempregados. O mercado de trabalho tem dificuldade em assegurar aos jovens empregos estáveis, que lhes ofereçam boas perspectivas, excepto quando são altamente qualificados, adianta a ONU.
Sem um trabalho condigno, os jovens tornam-se particularmente vulneráveis à pobreza, o que, por sua vez, dificulta o acesso à educação e a serviços básicos de saúde, limitando ainda mais a sua empregabilidade, lê-se na mensagem. a longo prazo, encontrarão maiores obstáculos à melhoria da sua situação e poderão não vir a usufruir dos benefícios que o emprego estável e a longo prazo proporciona, como o acesso a bens e recursos, redes sociais fortes e a participação na tomada de decisões na família ou na comunidade, apontam as Nações Unidas.
O Dia internacional da juventude foi instituído em Dezembro de 1998, pela assembleia Geral das Nações Unidas. Esta foi uma recomendação saída da Conferência mundial de ministros responsáveis pela juventude, realizada em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998. a recomendação apontava para que fossem organizadas actividades para promover o conhecimento do Programa mundial da acção para a juventude.