O maior problema da comunidade brasileira residente em Portugal é a imagem que lhe está associada, diz o director da Obra Católica Portuguesa de Migrações
O maior problema da comunidade brasileira residente em Portugal é a imagem que lhe está associada, diz o director da Obra Católica Portuguesa de Migrações Criaram-se estereótipos na sociedade portuguesa à volta dessa comunidade que a ligam à criminalidade e prostituição , afirmou frei Francisco de Sales. Por causa disso, muitos imigrantes têm dificuldades em encontrar alojamento e até dificuldades em instituições sociais e públicas , comenta. a maioria é gente boa. Não podemos deixar cair na generalidade uma comunidade inteira porque algumas pessoas cometeram actos marginais , realçou o director da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) , citado pela Lusa.
a crise que origina o desemprego é outro dos problemas com que se debatem os brasileiros que escolheram Portugal para viver e trabalhar. O imigrante é visto como alguém que vem ocupar um posto de trabalho que poderia ser para um autóctone , exemplificou frei Francisco de Sales.
O responsável sublinha ainda há casos em que o imigrante é tratado de forma diferente. São poucos, mas não deixam de acontecer, referindo a casos de xenofobia. Não deixam de ser pessoas com direitos , defendeu.
a peregrinação do migrante, a 12 e 13 de agosto é dedicada em particular à comunidade brasileira no país. Preside o bispo auxiliar de Porto alegre, Brasil, alessandro Ruffinoni. O tema é Tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação é o que deveis ter no pensamento .
Foto: Frei Sales Dinis