Um programa investe nos emigrantes latino-americanos, com vista à promoção dos países de origem. São cerca de 280 mil em Itália
Um programa investe nos emigrantes latino-americanos, com vista à promoção dos países de origem. São cerca de 280 mil em ItáliaUm novo projecto da Organização Internacional para as Migrações (OIM)pretende ajudar os imigrantes residentes em Itália. O objectivo é reforçar os laços entre as populações migrantes e as comunidades de origem, promovendo o desenvolvimento socioeconómico dos países a que pertencem. a Itália é um dos países da Europa com mais imigrantes, provenientes da américa Latina. São cerca de 280 mil. Constituem uma importante fonte de desenvolvimento pois, todos os anos, enviam milhares deeuros às suas famílias que permanecem nas terras de origem. Muitos fundaram o seu próprio negócio. Peru, Equador e Colômbia são os países mais representados.
a OIM pretende reunir-se com associações de imigrantes, promover parcerias entre os mesmos e entidades italianas, possibilitar transferências de capital mais transparentes e apoiar os imigrantes que desejam investir no seu país. Vai ser realizadauma investigação sobre políticas italianas para a migração, repatriamentos ea relação emigração – desenvolvimento, entre outras importantes questões.
O programa é financiado pela associação Italiana para o Desenvolvimento. Baseou-se noutro projecto de sucesso para os emigrantes africanos, desenvolvido pela mesma organização, em 2001. Visava o regresso [temporário] dos emigrantes qualificados ao seu país, para a partilha de conhecimentos e experiências adquiridas.