a ‘Dama de Rangum’, admirada pelo povo, teria fortes hipóteses de ganhar as eleições de 2010. O prolongamento da prisão domiciliar afasta-a desse cenário
a ‘Dama de Rangum’, admirada pelo povo, teria fortes hipóteses de ganhar as eleições de 2010. O prolongamento da prisão domiciliar afasta-a desse cenárioaung Suu Kyi, prisioneira política da Birmânia, foi condenada a mais 18 meses de prisão domiciliária. a líder pró-democracia é acusada de ter violado as leis de segurança do Estado. Em causa está a entrada de um indivíduo na residência, ondevive presahá vários anos. O julgamento iniciou-se a 18 de Maio 2009. a ‘Dama de Rangum’,como é conhecida pelo povo,arriscava-se a passar mais cinco anos na prisão. Nega todas as acusações, contudo não está surpreendida com a sentença.
a oposiçãoda junta militar no governo considera a condenação uma estratégia para impedir a Prémio Nobel de se candidatar às eleições de 2010. Serão as primeiras desde 1990, ano em queSuu Kyi venceu as eleições,cujosresultados foramignorados. a prisioneira política foi eleita Prémio Nobel da Paz, em 1991, e passou os últimos 14 anos, detida na sua casa. É a esperança do povo que vive oprimido sob a governação do exército, há 20 anos. Trabalho infantil, pobreza, violência, restrição de liberdades fundamentais, como o direito à expressão, são alguns dos muitosproblemassociais existentesna Birmânia.