abandonadas pelos seus maridos, as mulheres birmanesas acabam por negligenciar os seus filhos. Uma organização francesa ensina-as a serem boas mães
abandonadas pelos seus maridos, as mulheres birmanesas acabam por negligenciar os seus filhos. Uma organização francesa ensina-as a serem boas mãesO programa da organização francesa action Contre La Faim’ (acção contra a Fome), na Birmânia, mostra como o apoio psicosocial de jovens mãe é importante na luta contra a fome. a subnutrição das crianças resulta da fraca alimentação mas também de problemas familiares. a sociedade tradicional birmanesa posiciona a mulher como mera dona de casa.com frequência, são abandonadas pelos seus maridos, sustento da casa. Sozinhas e isoladas do resto da comunidade, não conseguem sustentar os filhos. as mães, traumatizadas, acabam por se afastar deles e abandoná-losà sua própria sorte, para não os vermorrer.
É neste contexto que a organização francesa actua. Tenta restabelecer os laços entre mãe e filho, auxiliando as jovens progenitorasem questões de educação, nomeadamente nos cuidados básicos. a relação mãe-filho é de extrema importância no desenvolvimento da criança. É notável a falta de conhecimentos das mulheres. Casam muito novas e acabam por ser levadas para muito longe das suas famílias. Muitas não sabem como tratar dos filhos. Os membros da action Contre la Faim’ ensinam as birmanesasa amamentá-los correctamente, a acalmá-los quando choram, entre outras coisas. as mulheres acompanhadas no centro vêm dissipadas as suas dúvidas e anseios. Regressam às suas casas mais seguras e principalmente mais capazes deeducarem os seus filhos.