No Carnaval de 2010, 30 paróquias do Grande Porto acolherão as várias centenas de jovens participantes nesta próxima etapa ibérica da «Peregrinação de confiança através da terra»
No Carnaval de 2010, 30 paróquias do Grande Porto acolherão as várias centenas de jovens participantes nesta próxima etapa ibérica da «Peregrinação de confiança através da terra»Já há um programa provisório para o encontro que decorrerá de 13 a 16 de Fevereiro, na diocese do Porto. a manhã do primeiro dia está reservada ao acolhimento num local central, entre as 11h e as 14h. O encontro decorrerá junto ao Estádio do Dragão, local escolhido em função das acessibilidades, em transportes públicos.
Esta peregrinação não pretende organizar os jovens num movimento centrado nos irmãos, mas sim proporcionar experiências que os ajudem a empenhar-se cada vez mais na igreja local e numa vivência cristã na sociedade, adianta a comunidade de Taizé. Os participantes são convidados a sair da rotina do seu quotidiano, assumindo a atitude de um peregrino que se põe a caminho para ir ao encontro de Deus e dos outros.
a Peregrinação de confiança através da terra é animada pela comunidade de Taizé, há mais de 30 anos. Teve como etapas encontros europeus em Lisboa (2004), Milão (2005), Zagreb (2006), Genebra (2007), Bruxelas (2008), um encontro asiático em Calcutá (2006), um latino-americano em Cochabamba (2007), um africano em Nairobi (2008) ou um ibérico em Sevilha (2009).