Uma tribo aborígene da Indonésia começou a usar o Hanguel, isto é, o alfabeto coreano para salvar a sua língua da extinção
Uma tribo aborígene da Indonésia começou a usar o Hanguel, isto é, o alfabeto coreano para salvar a sua língua da extinçãoO alfabeto coreano foi oficialmente utilizado, pela primeira vez, fora da Coreia. O governo da cidade de Baubau, Indonésia, a que pertence uma tribo de 60 mil pessoas, decidiu transcrever a língua nativa Jia Jjia em Hanguel. Tal decisão teve lugar em Julho de 2008. Desde então, iniciaram-se os trabalhos de transcrição e elaboração dos livros. O trabalho terminou a 16 de Julho passado.
a partir de 21 de Julho, os alunos das escolas primárias e secundárias daquela tribo começaram a estudar a sua língua nativa através do alfabeto coreano. a Sociedade Hunminjeongeum da Coreia, dedicada à difusão do alfabeto coreano, colaborou na elaboração dos livros. O próximo passo será a criação de um centro coreano em Baubau e o ensino do coreano a professores locais.
O livro editado contém secções de escrita, leitura e exercícios de prática da língua nativa, bem como explicações sobre a história, língua e cultura da tribo em questão. Para o presidente da Sociedade Hunminjeongeum da Coreia, este facto tem uma importância antropológica notável, porque o Hanguel contribui para a ressurreição de uma língua quase extinta.