a organização Survival renovou o apelo para a ratificação da Convenção 169. Uma importante norma para a preservação do í­ndio e do ambiente
a organização Survival renovou o apelo para a ratificação da Convenção 169. Uma importante norma para a preservação do í­ndio e do ambienteOs indíos são um dos povos mais marginalizados e mais vulneráveis do planeta. Se os líderes mundiais tiverem consciência que a preservação do meio ambiente está directamente relacionada com a suasobrevivência, então terão que assinar a convenção, afirmou Jean-Patrick Razon. O director francês da organização Survival, em defesa dos direitos indígenas, apelou os dirigentes internacionais a ratificarem a Convenção de 169 da Organização Internacional do Trabalho. a 9 de agosto, celebrou-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas. a legislação internacional é a única que protege e garante os direitos territoriais dos povos indígenas e tribais.
Dos 20 países que assinaram a Convenção, só três pertencem a União Europeia. a França continua a recusar a adopção do tratado internacional, apesar dos problemas que afectam os índios da Guiana, região ultramarina francesa da américa do Sul. a Convenção foi aprovada em 1989 e estabelece obrigações dos governos que a ela aderiram, em relação aos indígenas. aborda temas específicos na área da educação, emprego, saúde, comunicação, entre outros.