O responsável do alto Comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos na Colômbia denuncia a situação dramática em que se encontram as comunidades indígenas deste país
O responsável do alto Comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos na Colômbia denuncia a situação dramática em que se encontram as comunidades indígenas deste país Os assassinatos de índios por grupos armados duplicaram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano de 2008. Em 2009 foram assassinados, 63 índios na Colômbia, denuncia a Organização Nacional Indígena (ONIC), que representa os 1. 3 milhões de índios do país.
Os indígenas, que não participam no conflito colombiano, encontram-se sob o fogo cruzado do exército, das guerrilhas de esquerda e dos paramilitares de direita. as Nações Unidas (ONU) acusam a guerrilha das Forças armadas Revolucionárias da Colômbia (FaRC) de ser a principal responsável por estes crimes . a organização aponta ainda o dedo ao grupo armado por ser aquele que coloca mais minas e recruta o maior número de crianças.
a ONU adianta ter recebido informações sobre incursões não autorizadas do exército em reservas indígenas e a utilização de alguns índios para missões de inteligência. Isso acarreta um alto risco de represálias contra estas comunidades, sublinha a organização. as Nações Unidas apelam aos protagonistas do conflito colombiano para que respeitem os direitos dos indígenas.