Pela resolução 59/174, de 20 de Dezembro de 2004, a assembleia das nações Unidas proclamou a segunda década internacional dos povos indígenas (2005-2014)
Pela resolução 59/174, de 20 de Dezembro de 2004, a assembleia das nações Unidas proclamou a segunda década internacional dos povos indígenas (2005-2014)O director-geral da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) assinala a urgência de serem protegidas as cinco mil línguas indígenas, o que representa 75 por cento de todos os idiomas do mundo. Na mensagem para este dia, Koichiro Matsuura afirmou que as comunidades indígenas em todo o mundo têm pedido o desenvolvimento aliado à preservação da cultura e identidade das aldeias.
O indígena sabe que ele é diferente. Permanece como indígena. Mas vai ser, actualmente, o indígena médico, advogado e vai morar nas cidades, salienta a líder indígena Samia Barbieri. Para esta responsável, os índios não esquecem que são filhos da mãe-terra, o que ele é e representa adianta a Rádio ONU.
a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que os indígenas sejam cinco por cento da população mundial. Mas muitos povos vivem marginalizados e sem direitos básicos.