a dureza do trabalho em minas de esmeraldas afecta muitos menores colombianos. além de não frequentarem a escola, arriscam a sua saúde
a dureza do trabalho em minas de esmeraldas afecta muitos menores colombianos. além de não frequentarem a escola, arriscam a sua saúde a Organização Internacional para as Migrações vai apoiar a Colômbia na luta contra o trabalho infantil, na exploração de esmeraldas. O projecto vai abranger 300 famílias. a verba de 500 mil dólares destina-se a melhorar as condições dasescolas na região e promover o apoio psicossocial das vítimas, crianças e familiares. O programa conta com o apoio da agência Internacional dos Estados Unidos para o Desenvolvimento e da Federação Nacional de Esmeraldas da Colômbia.
Desde 1980, muitas crianças foram levadas para as minas do município de Muzo, em Boyocá, a norte do país. Integramo conjunto de maiores produtorasde esmeraldas da Colômbia. Conflitos entre o governo e grupos armados, que afectam o país há décadas, estão na origem do problema. O trabalho infantil constitui uma ajuda financeira importante para as famílias colombianas que vivem com muitas dificuldades. Os confrontos no país são uma das maiores tragédias humanitárias, responsável por milhares de mortos e três milhões de deslocados internos.