“África Cristã – a arte em ébano” é o título desta mostra composta por peças africanas elaboradas em ébano que representam algumas figuras da Vida de Cristo
“África Cristã – a arte em ébano” é o título desta mostra composta por peças africanas elaboradas em ébano que representam algumas figuras da Vida de Cristoas peças expostas, pertencentes ao acervo deste Museu dos Missionários da Consolata, estão carregadas de mensagem, expressivas no acolhimento que manifesta da Boa-Nova. Cristo está cada vez mais no meio da família africana. ao longo dos tempos, os artistas africanos souberam traduzir em expressões próprias as maravilhas da história salvífica, num movimento que continua hoje a fazer-se.
O ébano ou mpingo é uma pequena árvore, alcançando de 4 a 15 metros de altura, de casca cinzenta e espinhosa. as folhas são caducifólias, com 6 a 22 centímetros de comprimento.
a dureza, a durabilidade e a cor negra fazem esta madeira perfeita para esculpir. Vários povos são conhecidos em todo o mundo pelas suas esculturas em pau-preto, como por exemplo os Maconde. Estas invadiram estabelecimentos de comerciantes de arte e Museus com o aparecimento da arte Maconde Moderna. Mas a arte Maconde não se resume ao cariz moderno. antes mesmo da época colonial, este grupo esculpia objectos em madeira.
a mostra poderá ser visitada até ao dia 31 de agosto das 10h00 às 19h00. Encerra às segundas-feiras.