Toda a humanidade deve apoiar a “sensata e exequí­vel” meta de construir um mundo livre da ameaça das armas nucleares
Toda a humanidade deve apoiar a “sensata e exequí­vel” meta de construir um mundo livre da ameaça das armas nuclearesHoje, passados 64 anos sobre Hiroxima, há quem insista que a meta de um mundo livre de armas nucleares é impossível e que a segurança do mundo só pode ser alcançada pela aquisição de armas nucleares.
Este 64º aniversário da queda da bomba atómica na cidade japonesa serve não só como memória da destruição forjada por armas nucleares, como marca, ano após ano, a necessidade de renovar o compromisso global para livrar o mundo deste flagelo mortal, sublinhou o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, numa cerimónia realizada esta quinta-feira no Memorial da Paz em Hiroxima, Japão.
O secretário-geral apelou a toda a humanidade a apoiar a sensata e exequível meta de construir um mundo livre da ameaça das armas nucleares. Vamos todos fazer a nossa parte nesta viagem comum – e, assim, garantir que não haverá mais vítimas, como os que hoje homenageamos.
ainda estamos a testemunhar hoje uma cascata de novas e poderosas ideias para a segurança [do mundo] através da eliminação das armas nucleares, acrescentou Ki-moon numa mensagem entregue pelo alto representante das Nações Unidas para as Questões do Desarmamento, Sérgio Duarte. Todos os Estados dotados de armas nucleares devem oficialmente apoiar este objectivo.