a necessidade de produzir vacinas em número grande e de forma rápida não coloca em causa a qualidade Clínica das mesmas, garante a OMS
a necessidade de produzir vacinas em número grande e de forma rápida não coloca em causa a qualidade Clínica das mesmas, garante a OMS a pressa em produzir uma vacina para combater a propagação do vírus da gripe a (na sua estirpe H1N1) não comprometerá a segurança ou a eficácia de qualquer novo medicamento, afirmou esta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta agência procurou assim tranquilizar a opinião pública depois de notícias preocupantes na comunicação social.
Segundo a OMS, a regulamentação de procedimentos para o licenciamento de vacinas para a pandemia – incluindo os procedimentos para acelerar a sua aprovação regulamentar -, é rigorosa e não compromete a segurança ou controlo da [sua] qualidade.
Para ter um maior impacto no combate à doença, as vacinas necessitam de estar disponíveis o mais rapidamente possível e em grandes quantidades, uma vez que são das mais eficazes intervenções médicas para reduzir doenças e mortes numa pandemia, rematou a OMS.