Estabelecimentos sobrelotados, violência física, pouca atenção às condições de detenção e casos de meningite foram registados na prisão de Kahrizak, na capital iraniana
Estabelecimentos sobrelotados, violência física, pouca atenção às condições de detenção e casos de meningite foram registados na prisão de Kahrizak, na capital iranianaas autoridades iranianas reconheceram os maus-tratos infligidos aos detidos de uma prisão, a sul de Teerão. alguns manifestantes presos, durante o confuso período pós-eleitoral, foram transferidos para a prisão de Kahrizak, por falta de espaço em Evine [outro centro de detenção da capital]. O desrespeito dos direitos dos detidos levou ayatollah ali Khamenei, líder espiritual supremo no Irão, a exigir oencerramento da prisão. Cerca de 200 pessoas foram presas e outras 30 morreram, durante os protestos.
alguns funcionários da prisão foram despedidos por terem aceite mais detidos do que aquilo que seria permitido e recomendado. Os responsáveis foram acusados de não se preocuparem com as condições de vida dos prisioneiros e deos terem maltratado fisicamente. as autoridades admitiram a morte de dois detidos com meningite, embora a comunicação social apontasse para quatro.