O ataque, ocorrido em 1945, fez milhares de mortos. O secretário-geral das Nações Unidas e dirigentes japoneses apelaram ao desarmamento nuclear
O ataque, ocorrido em 1945, fez milhares de mortos. O secretário-geral das Nações Unidas e dirigentes japoneses apelaram ao desarmamento nuclear a 6 de agosto (hoje) recordam-se as vítimas de Hiroshima, no Japão. Na mesma data, em 1945, os Estados Unidos lançavam sobre a cidade japonesa a primeira bomba atómica da história da humanidade. O trágico episódio da Segunda Guerra Mundial fez 140 mil mortos. Muitos dos sobreviventes acabaram por falecer na sequência de doenças causadas pela radioactividade.
O presidente da câmara de Hiroshima apelou à abolição de toda e qualquer arma nuclear até 2020. Tadatoshi akiba felicitou o presidente norte-americano, Barack Obama, pela suaposição anti-nuclear. Lembrou que os Estados Unidos da américatêm uma responsabilidade acrescida na erradicação das armas nucleares. a cerimónia de homenagem às vítimas decorreu perto das ruínas da única construção que resistiu ao ataque: a Cúpula de Genbaku, um antigo salão de exposições. 50 mil pessoas estiveram presentes, entre os quais representantes de sessenta países.
O secretário-geral das Nações Unidas alertou a comunidade internacional para a importância do desarmamento. Vamos convencer os dirigentes do desperdício, futilidade e perigos que as armas de destruição maciça representam, declarou Ban Ki-Moon, pelo 64º aniversário da tragédia.
Hiroshima localiza-se na ilha de Honshu, uma das maiores do Japão. a cidade foi atingida às 8:15 locais, a 6 de agosto de 1945,pela bomba atómica baptizada Little Boy. Foi transportada peloavião militarEnola Day, um B-29 pilotado por Paul Warfield Tibbets.