Muitos dos países que, ainda, mantêm a pena de morte, não a aplicam. No Japão, os casos aumentam
Muitos dos países que, ainda, mantêm a pena de morte, não a aplicam. No Japão, os casos aumentamTrês homens foram executados, no Japão, a 28 de Julho. O país tem contrariado a tendência mundial que aponta para a abolição da pena de morte ou redução do número de casos. Só em 2009, o Japão procedeu a sete execuções.
Inúmeros países já demonstraram que é possível lutar contra graves crimes sem recorrer à pena capital. Nada prova que a pena de morte dissuade mais [quem os comete] que a pena de prisão perpétua, declarou Martin Macpherson, director de projectos da amnistia Internacional (aI). a Coreia do Sul, ainda na Ásia, não executa nenhum recluso, desde 1997. Taiwan, que ainda mantém a pena de morte, não procedeu a nenhuma execução, nos últimos três anos.
a aI condena um novo sistema judicial com aplicação para o presente mês de agosto. a nova norma permite a participação de juízes não-profissionais nos julgamentos, nomeadamente nos casos mais graves. Implica que pessoas sem formação possam decidir o futuro e até a vida de alguns reclusos. Martin Macpherson considera que estas alterações são uma oportunidade para o país rever a legislaçãosobre a pena de morte e acabar com as execuções.