Uma visita com sucesso. assim pode ser considerada a passagem de Bill Clinton pela Coreia do Norte. O objectivo, libertar duas repórteres, foi conseguido
Uma visita com sucesso. assim pode ser considerada a passagem de Bill Clinton pela Coreia do Norte. O objectivo, libertar duas repórteres, foi conseguidoBill Clinton deslocou-se à Coreia do Norte para um encontro com o líder,Kim Jong-il. O governo norte-americano fez poucas declarações sobre esta visita, classificada como missão secreta, segundo o jornal Le Figaro. a deslocação de Bill Clinton ao país visava a libertação de duas jornalistas norte-americanas, condenadas a 12 anos de trabalhos forçados. a missão decorreu com sucesso: o ex-presidente regressou aos Estados Unidos com Laura Ling e Euna Lee.
a libertação das repórteresfoi consideradamanifestação de umapolítica humanitária e de paz pela Coreia do Norte. Especialistasencaram positivamente alibertação das jornalistas,num período de tensão. O paísfoiprioridade da política externa de Bill Clinton, durante o seu mandato. De acordo cominformações avançadas pelo jornal francês, o ex-dirigente norte-americano deslocou-se à Coreia do norte, a pedido das famílias de Laura Ling e Euna Lee. O governode Kim Jong-ilteria, alegadamente, imposto essa condição [presença de Bill Clinton] para as libertar.
as jornalistas tinham sido detidas pelas autoridades norte-coreanas, a 17 de Março, quando realizavam uma reportagem, junto à fronteira com a China. Laura e Euna tinham sido condenadas a 12 anos de trabalhos forçados, por terem entrado sem visto,isto é,de forma ilegal, no país.