Tentáculos do Irão estarão a chegar ao campo iraquiano de ashraf, onde militantes da organização são “hoje ameaçados fisicamente”: há mortos e desaparecidos
Tentáculos do Irão estarão a chegar ao campo iraquiano de ashraf, onde militantes da organização são “hoje ameaçados fisicamente”: há mortos e desaparecidos a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) denuncia esta quarta-feira, na cidade suíça de Genebra, o ataque dirigido aos 3500 mujahedines do povo, a quem foi dada garantia de segurança. Constata a OMCT, o regime do Presidente iraniano Mahmoud ahmadinejad, fragilizado no seu poder é levado a aniquilar toda a resistência, no interior ou no exterior do país, como esta organização de origem iraniana, que depôs as armas depois da intervenção americana no Iraque.
Estes 3500 mujahedines vêem-se, segundo a organização, hoje ameaçados fisicamente por ataques no campo de ashraf, em território iraquiano. Os números revelados pela OMCT, não confirmados por outras fontes, falam por si: já há 13 mortos, numerosos feridos e pelo menos 36 residentes em ashraf foram levados à força do campo para destinos desconhecidos.
Para a OMCT, trata-se de um massacre programado aquele que está a ser conduzido pelo regime de Teerão. Esta quarta-feira, numa conferência de imprensa, Paulo Casaca, até agora eurodeputado português, Jean Ziegler, sociólogo, e Eric Sottas, secretário-geral da OMCT, vão apresentar a denúncia da situação e o seu empenho no fim do referido massacre.