Organizações não-governamentais poderão retomar a ajuda humanitária à Coreia do Norte. O governo sul-coreano levantou o embargo que impusera em abril e prometeu apoios
Organizações não-governamentais poderão retomar a ajuda humanitária à Coreia do Norte. O governo sul-coreano levantou o embargo que impusera em abril e prometeu apoiosSão dez as organizações que irão receber apoios estatais destinados a projectos de ajuda alimentar a crianças, apoio às novas mães e de luta contra a tuberculose no Norte. O anúncio foi feito após uma coligação de 56 ONGs, envolvidas em projectos humanitários, ter pressionado o governo sul-coreano a levantar o embargo que lhes tinha imposto desde abril.
após o lançamento de um míssil norte-coreano, a 5 de abril último, o governo do Sul proibiu as viagens humanitárias à Coreia do Norte, com excepção do complexo industrial de Kaesong, até hoje. agora, as autoridades de Seul insistem que a ajuda humanitária não cessará, independentemente do estado das relações políticas e militares entre as duas Coreias.
O director-geral da cooperação inter-coreana do Ministério da Unificação afirmou que os apoios governamentais relativos a outros projectos (construção de hospitais e projectos agrícolas, entre outros) serão ulteriormente tomados em consideração. Estas restrições têm a ver com as sanções das Nações Unidas em vigor contra a Coreia do Norte.