Uma iniciativa pensada em 1999 e inaugurada em 2009. as mulheres tanzanianas são as primeiras africanas a usufruí­rem de serviços financeiros à sua medida
Uma iniciativa pensada em 1999 e inaugurada em 2009. as mulheres tanzanianas são as primeiras africanas a usufruí­rem de serviços financeiros à sua medida a Tanzânia é pioneira numa iniciativa financeira, em África: a criação de um banco para mulheres. O estabelecimento foi inaugurado, a 28 de Julho, nacidade deDar es Salaam. atende homens, mas privilegia o atendimento das senhoras. O projecto visa auxiliar as tanzanianas, pouco habituadas a questões financeiras. Nem trabalham, nem têm recursos suficientes para poderem abrir uma conta num banco, explica a directora geral do ‘Tanzânia Women’s Bank’. Não estão preparadas para lidar com assuntos económicos, afirma Margareth Chacha, ao jornal afrik.com.
O banco funciona de acordo com as necessidades femininas. as mulheres apenas têm de apresentar um documento identificativo e efectuar um depósito de 3 mil shillings tanzanianos (2 euros). Os funcionários estão ao serviço das clientes, esclarecendo todas as suas dúvidas. É também um local de aprendizagem para as mulheres. Existe alguém para lhes explicar as coisas ao seu ritmo, acrescenta a directora. O banco pode incentivar a formação de um grupo de mulheres, com dificuldades semelhantes.
a ideia de um banco feminino foi das próprias tanzanianas, quando em 1999 demonstraram o desejo de haver uma entidade que as ouvisse e auxiliasse nas suas necessidades. Em poucos dias de vida, o banco já conseguiu 500 clientes, dos quais 70 por cento são mulheres. Prevê-se a instalação demais filiais do Tanzânia Women’s Bank’,noutrasregiões do país. Os responsáveisquerem disponibilizarserviços financeiros, através detelemóveis, para oshabitantes de zonas rurais.