O prefeito da Congregação para o Clero escreveu aos padres de todo o mundo, no dia do Cura d’ars
O prefeito da Congregação para o Clero escreveu aos padres de todo o mundo, no dia do Cura d’ars a actual cultura ocidental dominante apresenta novos desafios, bem exigentes, para a evangelização, escreve o cardeal Cláudio Hummes, numa carta aos padres. Trata-se de uma cultura marcada profundamente por um relativismo que recusa qualquer afirmação de uma verdade absoluta e transcendente e, em consequência, arruína os fundamentos da moral e se fecha à religião, salienta.
O arcebispo emérito de São Paulo, Brasil assinala que a actual cultura dominante, pós-moderna, traz consigo um grande e verdadeiro progresso científico e tecnológico, que fascina o ser humano, principalmente os jovens. Mas, falta-lhe um humanismo integral, capaz de dar-lhe seu verdadeiro sentido e finalidade, escreve o purpurado.
a cultura de descristianização é, por demais visível, na maioria dos países cristãos, especialmente no Ocidente. Em consequência disso, o número de vocações sacerdotais caiu, seja pela falta de vocações seja pelo influxo do ambiente cultural em que vivem, salienta o prefeito da Congregação para o Clero.
Em vez de cair no pessimismo e no desânimo, esta situação invoca a urgência da missão, seja ad gentes, seja nas regiões dos países cristãos. Não podemos ter medo nem permanecer quietos em casa, revela Cláudio Hummes.
Ou seja, não lançaremos a semente da Palavra de Deus apenas da janela de nossa casa paroquial, mas sairemos ao campo aberto da nossa sociedade, a começar pelos pobres, para chegar também a todas as camadas e instituições sociais. Iremos visitar as famílias, todas as pessoas, principalmente os baptizados que se afastaram, afirma.