Todas têm um grande valor patrimonial. O Diário de anne Frank foi incluí­do na lista e os arquivos Nacionais da Malásia ganharam o Prémio Jikji 2009
Todas têm um grande valor patrimonial. O Diário de anne Frank foi incluí­do na lista e os arquivos Nacionais da Malásia ganharam o Prémio Jikji 2009 a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura) incluiu mais 35 obras no registo da Memória do Mundo. Sãoimportantes testemunhos sobre a história da humanidade, considerados património documental. as obras foram avaliadas e nomeadas por um grupo de peritos. Os especialistasreuniram-se em Bridgetown, capital de Barbados, Caraíbas, na última semana de Julho.
a lista integrou o popular Diário de anne Frank, um dos livros mais vendidos do mundo. Retrata o drama de uma jovem judia durante a Segunda Guerra Mundial. anne e sua família viveram escondidos dos nazis, no anexo secreto de uma habitação, durante 25 meses. Foram descobertos e deportados, em 1945, para um campo de concentração nazi.
O director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, anunciou o vencedor do Prémio UNESCO Jikji 2009, Memória do Mundo. Os arquivos Nacionais da Malásia foram o documento eleito. O registo da Memória do Mundo reúne uma série de obras de interesse universal. São identificadas por um Comité Internacional e aprovadas pelo director da organização. O registo, criado em1997, integra 193 documentos. a Carta do galaico-português,Pero Vaz de Caminha, sobreo descobrimento do Brasil, foi incluída em 2005 na lista.