Swat, a noroeste do país, é uma das zonas mais estáveis. a população já consegue comprar alimentos. Noutros distritos, há ainda muita insegurança
Swat, a noroeste do país, é uma das zonas mais estáveis. a população já consegue comprar alimentos. Noutros distritos, há ainda muita insegurançaMilhares de deslocados paquistaneses regressaram às suas casas, nas últimas semanas. a vida não será fácil para os corajosos que se instalam emregiões destruídas pelos conflitos entre o exército e os Taliban, grupo extremista. a segurança não está totalmente restabelecida e os bens de primeira necessidadeainda sãoescassos. Contudo,a situação vai melhorando lentamente e a vida retoma o seu curso natural, em algumas localidades.
a Cruz Vermelha fornece apoio aos refugiados, em particular aos que se estabeleceramnas regiões do norte, em Swat, Buner e Dir. a organizaçãopretende assistirmais de 150 mil deslocados, mas tudo depende da segurança e acesso aos territórios. Swat oferece alguma estabilidade, nomeadamente na capital de distrito, Mingora. a maioria dos habitantes da região regressaram. Os alimentos jásão vendidosa um preço mais acessível e os agricultores voltam a cuidar das suas terras.
Buner acolheu de novo80 por cento da suapopulação. Regista-se, no entanto, muita insegurança e uma deficiente economia, a norte. a Cruz Vermelha não conseguiu prestar auxílio aos deslocados, nas últimas três semanas, pelos mesmos motivos. Em Dir, a situação é mais complicada. Os combates obrigaram cerca de sete mil pessoas a fugirem das localidades de Maidan e Bar Malakand para Timergara. Os géneros básicos, comida, água, entre outros,são muito caros e o trânsito bastante restrito.