«Caminhos da fé» é um dos quatro «Roteiros turí­sticos do património mundial», lançado pelo Turismo de Portugal
«Caminhos da fé» é um dos quatro «Roteiros turí­sticos do património mundial», lançado pelo Turismo de Portugal a obra inclui quatro itinerários temáticos de visita turística, centrados nos três monumentos da região classificados como Património Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura): mosteiros de alcobaça e Batalha, e Convento de Cristo, em Tomar. Tesouro dos Templários, Caminhos da fé, Os 4 Elementos e a demanda do Graal são os temas dos percursos que dão corpo a cada um dos volumes.
O quinto volume, No coração de Portugal de a a Z!, indica os quatro temas dos itinerários, a que acresce uma listagem de cerca de 250 bens e sítios patrimoniais localizados em 17 concelhos entre Peniche e Vila Nova da Barquinha, numa extensão aproximada de 100 quilómetros.com um total de 700 páginas e 500 fotografias, os Roteiros turísticos do património mundial vão estar à venda nos monumentos abrangidos pelos itinerários, nos Postos de turismo das regiões correspondentes, entre outros. Cada volume custa cinco euros.
No lançamento da obra, o presidente do Centro Nacional de Cultura (uma das entidades colaboradoras, além do Instituto de Gestão do Património arquitectónico e arqueológico, municípios e entidades regionais de turismo), afirmou que esta é uma oportunidade importante para conhecermos melhor a nossa realidade patrimonial. Guilherme d’ Oliveira Martins considerou que, agora começa a descoberta destes lugares, da riqueza extraordinária que está aqui. Este é um trabalho indispensável entre o que já conhecemos e devemos conhecer.
Para o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, é importante para a cultura ter a capacidade de perceber que a valorização do património é um recurso económico que deve ser aproveitado. O Turismo de Portugal, adiantou Luís Patrão, deverá lançar novos roteiros que vão incluir os dez restantes espaços classificados como Património Mundial pela UNESCO no país.