Possuidores de enorme riqueza humana, os povos de Roraima estão a braços com imensos problemas sociais. a maioria deles causados por políticos corruptos
Possuidores de enorme riqueza humana, os povos de Roraima estão a braços com imensos problemas sociais. a maioria deles causados por políticos corruptosNa Raposa Serra do Sol, com os Índios, vivemos agora momentos novos, após a vitória em tribunal, que confirmou o direito destes povos à terra, escreve o missionário da Consolata, Mário Campos. Governo, políticos e lobbies económicos continuam as suas invasões, agora com a poderosíssima arma do dinheiro, prometendo aos Índios mundos e fundos em troca do abandono das suas terras e tradições.
No norte do Brasil, os missionários desenvolvem um trabalho de base fundamental, tanto na cidade como no interior do estado. Os desafios para a missão são muitos, afirma o missionário. É um trabalho necessariamente lento, demorado nos seus resultados, mas acreditamos que é eficaz. a estratégia está consolidada: aqui só tem mesmo um jeito de anunciar o Evangelho. É ficar do lado do mais pobre, partilhando incertezas e dúvidas, às vezes até medo, e encontrando motivos de esperança.
a população é extremamente jovem. Mais de 60 por cento tem menos de 15 anos. O sistema de educação alimenta utopias e sonhos alienantes. Promove o contacto dos jovens e adultos cada vez mais frequente com a cidade, sem nenhum tipo de avaliação crítica. O sistema de saúde está cada vez mais fragilizado. Recomeçaram a aparecer doenças como a malária e outras que estavam já bem controladas.