“Cada ano ardem no mundo 350 milhões de hectares de verde”, afirma o organismo das Nações Unidas. a densidade crescente da população aumenta os riscos
“Cada ano ardem no mundo 350 milhões de hectares de verde”, afirma o organismo das Nações Unidas. a densidade crescente da população aumenta os riscosOs países em desenvolvimento estão em maior risco de ver queimadas as suas florestas, segundo o Fundo das Nações Unidas para a agricultura (FaO). apenas em oito anos, na Etiópia, registaram-se 400 mil fogos, no Sudão meridional 200 mil, com a consequente destruição de milhões de hectares. além dos danos às propriedades, causaram a perda de meios de sustentamento e de vidas humanas.
No início de 2009, na Califórnia, os incêndios terão provocado danos no valor de milhões de dólares, assim como na austrália, onde morreram 173 pessoas e ficaram destruídas duas mil habitações. Recentemente, no Canadá, 10 mil pessoas tiveram de ser evacuadas devido a incêndios nas florestas. Na Grécia, Espanha, França, Sardenha o fogo já ardeu violentamente este ano.
Se bem que a maioria dos incêndios seja causada pela mão do homem, devido à negligência ou a interesses económicos, o uso frequente e indiscriminado do fogo na agricultura, nas pastagens e na desflorestação ilegal aumenta os riscos de destruição da natureza. Torna-se cada vez mais necessário prevenir. O controlo dos incêndios é crucial para a saúde humana, para a protecção do ambiente e para a gestão dos recursos naturais, afirma a FaO. Entre as armas anti-incêndio, contam-se hoje os satélites para acções de monitorização. Permitem criar um sistema de alerta rápido com dados sobre a localização e cálculos dos danos na biomassa e biodiversidade.
Mas é imprescindível a actuação das comunidades locais para reduzir os incêndios selvagens. Pelo que a maioria dos projectos da FaO incluem sempre o concurso das comunidades na prevenção, monitorização e controlo. Entre as suas propostas contam-se programas de formação e equipamento dos bombeiros. Os fogos incontrolados contribuem em muito para o sobreaquecimento da terra.