a maior parte dos peregrinos que demandam Fátima, têm em mente duas coisas essenciais: pedir a ajuda da Virgem ou agradecer graças recebidas
a maior parte dos peregrinos que demandam Fátima, têm em mente duas coisas essenciais: pedir a ajuda da Virgem ou agradecer graças recebidasNossa Senhora é Mãe de Misericórdia, quando apareceu aos três pastorinhos em 1917 deu-lhes uma mensagem para transmitirem ao Mundo: que seu Filho estava muito triste e sentido com o pecado e pedia a reparação através do seu Coração Imaculado.
Ela própria prometeu aos pastorinhos que se fizessem o que o Senhor queria, rezar o terço e fazer penitência, o Mundo salvar-se-ia. Foi uma promessa cumprida.
Na década de 60, com o evoluir da guerra nas colónias portuguesas de África – e sendo o serviço militar obrigatório – as mães, familiares, namoradas dos soldados que partiam em missão, recorriam a Nossa Senhora pedindo a sua protecção para eles. E faziam promessas, algumas de cariz físico doloroso, tais como: vir a Fátima a pé, de percorrer de joelhos um determinado espaço até à Capelinha, de circundar a Capelinha de joelhos.
Como foi uma guerra que se arrastou durante mais de uma década, começamos a ver os crentes – cada vez em maior número – a cumprir essas promessas e normalmente acompanhados dos familiares.
Com o decorrer dos tempos as pessoas começaram a fazer outros tipos de pedidos, pela saúde de um familiar, pelo êxito pessoal em algo pretendido e por tantas outras coisas.
Mas algumas pediram até ao limite da sua fé, pois só assim se compreende as bênçãos concedidas e algumas situações inexplicáveis à luz da ciência, como o caso que deu origem à beatificação dos pastorinhos.
Possivelmente, outros casos aconteceram, mas que não são do nosso conhecimento.
Perante esta realidade, teremos que aceitar esta forma de encarar a fé destes devotos de Nossa Senhora, mesmo que haja alguns exageros de ordem física, desde que não ponham em risco a sua saúde.
O espírito de fé poderá não ser aquele que a Igreja aprova integralmente, mas é genuíno – chegando mesmo ao sacrifício – pois sai do íntimo do coração de cada um e isso é o mais importante perante o Senhor.