O símbolo da Jornada Mundial da Juventude de 2011, que decorrerá de 15 a 21 de agosto, em Madrid, já é conhecido
O símbolo da Jornada Mundial da Juventude de 2011, que decorrerá de 15 a 21 de agosto, em Madrid, já é conhecidoIdealizado pelo gráfico espanhol, José Gil-Nogués, o logótipo é composto por três cores: vermelho, laranja e amarelo. O fundo do desenho simboliza jovens de todo o mundo que se unem para celebrar sua fé junto ao Papa, ao pé da cruz, e formam a coroa de Nossa Senhora de almudena, patrona de Madrid, explica o autor.
Na coroa, destaca-se o m de Maria, também inicial de Madrid, local do encontro mundial da juventude. a cruz, sinal do cristão, preside ao encontro do Papa com os jovens, subordinado ao tema Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.
José Gil-Nogués adianta que o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto, alegre, descontraído e positivo. a mensagem do logótipo acrescenta que o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo.