a suspensão do trabalho de organizações, no país, põe em risco a vida de milhares de pessoas que dependem delas para sobreviver
a suspensão do trabalho de organizações, no país, põe em risco a vida de milhares de pessoas que dependem delas para sobreviverO presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, afirmou-se contra organizações não governamentais (ONG), durante a Conferência Global 2009 Diálogo. O encontro sobre inclusão e projectos nacionais decorreu em Munyonyo, a 27 de Julho. Segundo a agência IRIN, Mugabe considera que, o Zimbabué tem todo um fenómeno de ONG’s, pois elas formam um governo, à sombra do próprio governo. Questionou o interesse que elasdetémpara o país. Considera que as mesmas jávão além das suas competências. Durante o discurso,ponderoususpender as actividades das organizações, tal como em 2008.
O director de comunicação da associação Nacional das ONG’s alerta para a catástrofe que se poderia gerar. Fambai Ngirande adverte: Proibir a permanência das organizações pode comprometer a subsistência de milhões de zimbabueanos, quanto à aquisição de alimentos, medicamentos, educação, entre outros. O responsável explica que determinados organismos e governos preferem ajudar o povo do Zimbabué, através das ONG’s do que pela mão do governo. Este não conseguiu demonstrar capacidade para gerir o dinheiro de forma transparente – justifica Ngirande. Quanto às acusações do presidente afirma: É verdade que muitos dependem dasorganizações para sobreviver e que esta questão deveria ser tratada pelo governo.