a organização lembra que o documento protege as crianças de abusos, como a exploração infantil ou tráfico. a questão foi debatida por várias entidades, em Cartum
a organização lembra que o documento protege as crianças de abusos, como a exploração infantil ou tráfico. a questão foi debatida por várias entidades, em CartumOrganismosestatais do Sudão, agências das Nações Unidas e organizações não governamentais reuniram-se, esta semana,para discutir a taxa de registo de nascimento, na capital sudanesa. Segundo um comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),o objectivo é incentivar o processo e ultrapassar as dificuldades, através da criação de planos de acçãonacionais e estaduais. Um inquérito de saúde às famílias sudanesasde 2006, revelou que menos de um terço das crianças tem certidão de nascimento.
O documento é de extrema importância. Resguarda os direitos da criança, protegendo-a de determinados abusos. Sem o registo de nascimento, o acesso das crianças a serviços sociais básicos como os da educação e de saúde são postos em risco, declarou o representante da UNICEF no Sudão, antes da reunião. a falta de um comprovativo da idade da criança pode incentivar o recrutamento precoce e trabalho infantil. Em caso de separação da família torna-se complicado identificá-la, alertou Per Engebak. O registo de nascimentos serve também o serviço de planeamento nacional e estadual. Os dados fornecem indicação do tipo e quantidade de recursos necessários, no sector social.