O bispo do Porto aponta a existência de um clero envelhecido e incentiva à corresponsabilidade dos leigos. Mas há sinais de esperança: alguns diáconos podem ser ordenados em 2010
O bispo do Porto aponta a existência de um clero envelhecido e incentiva à corresponsabilidade dos leigos. Mas há sinais de esperança: alguns diáconos podem ser ordenados em 2010No decreto de nomeações pastorais para o ano de 2009-2010, Manuel Clemente afirma que a diocese tem um excelente clero, com muitas provas dadas ao serviço do Povo de Deus, mas de número escasso e média etária avançada.
Face à actual situação, o prelado portuense defende que o trabalho pastoral terá de ser mais alargado no território e mais conjugado na prática. assim deverá ser reforçado o papel das vigararias, abarcando mais paróquias por cada sacerdote e incentivando a corresponsabilidade dos leigos, adianta a Ecclesia.
Como sinal de esperança, o bispo do Porto aponta a ordenação, recente, de três novos padres. além disso cresce o número de seminaristas e pré-seminaristas, aumenta no povo de Deus a oração pelas vocações, salienta o bispo numa mensagem que aponta para a missão de evangelização no Porto em 2010.
Manuel Clemente salienta ainda que alguns padres vão chegando de congregações religiosas, para servirem na nossa Igreja local. Estão, também, em formação várias dezenas de candidatos ao diaconado permanente e talvez seja possível ordenar alguns deles no final de 2010.