a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos alimentares lamenta a possibilidade do Programa alimentar Mundial cancelar algumas missões por falta de fundos
a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos alimentares lamenta a possibilidade do Programa alimentar Mundial cancelar algumas missões por falta de fundosTodos têm o direito consagrado à alimentação, lembra Isabel Jonet. a responsável da Federação Portuguesa dos Bancos alimentares critica que os governos tenham de cortar neste tipo de apoios que se destinam a algo que é um direito consagrado de qualquer ser humano. E sobretudo, considera lamentável que, por falta de verbas, haja pessoas que não possam comer, acrescentou.
a directora da agência das Nações Unidas alertou o mundo para a possibilidade do Programa alimentar Mundial (PaM) cancelar algumas missões, mesmo com a crescente necessidade de distribuição de ajuda alimentar, devido a falta de fundos. Josette Sheeran esclareceu que os fundos previstos para o ano de 2009, atingem os 3. 7 mil milhões de dólares, quando o orçamento é de 6. 7 mil milhões de dólares.
Vamos cortar três mil milhões de dólares do nosso programa, o que significa a redução de rações e programas pelo mundo fora, incluindo às pessoas mais vulneráveis, explicou Josette Sheeran. Para a responsável, esta é a reacção dos governos à crise financeira mundial.
O que levou à definição de orçamentos muito rigorosos e apertados pode ter conduzido à quebra nos donativos ao Programa alimentar Mundial. Em países desenvolvidos, o impacto da crise não é tão dramático, o que reduz o sentimento de urgência na ajuda às mais de mil milhões de pessoas malnutridas no mundo, adiantou Josette Sheeran.