Mais de três mil instituições serão abrangidas pelo protocolo assinado entre o governo e organizações de solidariedade. a quantia servirá o apoio às crianças, deficientes e idosos
Mais de três mil instituições serão abrangidas pelo protocolo assinado entre o governo e organizações de solidariedade. a quantia servirá o apoio às crianças, deficientes e idososInstituições de solidariedade assinaram, a 29 de Julho, um protocolo com o governo que determina uma quantia de 1200 milhões de euros de apoio social, avança a agência Lusa. Trata-se de um aumento de cerca de20 por cento, em relação a 2008. as beneficiárias sãoa Confederação Nacional da Instituição de Solidariedade, a União das Mutualidades Portuguesas e a União das Misericórdias Portuguesa (UMP).
O presidente da UMP demonstrou satisfação e reconheceu o esforço do governo em dialogar com o sector social. Nós congratulamo-nos com o apoio. Esse dinheiro vai ser aplicado na cooperação aos portugueses, crianças, deficientes e idosos, declarou, à Lusa,Manuel Lemos. Disse que há sempre aquele sentimento de que podemos fazer mais e melhor, em relação a determinadas situações que surgem em tempo de crise e ao número de pessoas que recorrem à instituição. Considera muito importante o reforço das reuniões trimestrais, que nos anos anteriores não têm sido realizadas e que encara como um péssimo serviço aos portugueses.
O protocolo foi assinado em Lisboa, no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Vai abranger mais de três mil instituições, entre as quais lares de idosos. Uma das principais dimensões é o reforço de novos acordos com novas instituições sociais e os apoios às situações emergentes, além do reforço das reuniões trimestrais para detectar novas situações de carência ou pobreza – explicou Pedro Marques, secretário de estado da segurança social, segundo a mesma fonte.