a mensagem de Bento XVI destaca a urgência que o meio ambiente constitui para toda a humanidade
a mensagem de Bento XVI destaca a urgência que o meio ambiente constitui para toda a humanidadeSe quiser cultivar a paz, preserve a criação é o tema do 43º Dia mundial da paz, que será celebrado a1 de Janeiro de 2010. O tema pretende consciencializar o mundo da ligação entre salvaguarda da criação e cultivo do bem da paz.
a mensagem foi divulgada esta quarta-feira, 29 de Julho e reforça o elo íntimo e forte entre o meio ambiente e o uso dos recursos, as mudanças climáticas, a aplicação das biotecnologias e o crescimento demográfico. Se a família humana não souber fazer frente a esses novos desafios com um renovado sentido de justiça e de equidade sociais e de solidariedade internacional, corre-se o risco de semear a violência entre os povos e entre as gerações presentes e futuras – lê-se na apresentação da mensagem.
O Pontífice defende que, na actual crise ecológica e na necessidade de enfrentá-la globalmente, é preciso agir sobre as consciências. a questão ecológica não deve ser enfrentada somente pelas terríveis perspectivas que a degradação ambiental apresenta: ela deve traduzir-se, sobretudo, numa forte motivação para cultivar a paz, adianta o Papa.