O director da UNESCO condenou o assassínio de mais um jornalista, no México. Os orgãos de comunicação têm um importante papel na defesa da democracia, explicou
O director da UNESCO condenou o assassínio de mais um jornalista, no México. Os orgãos de comunicação têm um importante papel na defesa da democracia, explicouO director geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Koichero Matsuura, manifestou-se a 28 de Julho (hoje) contra o assassínio do jornalista Ernesto Montanez Valdivia, no México, a 14 de Julho. Os ataques a jornalistas ameaçam um dos direitos fundamentais do homem, a liberdade de expressão. Os media contribuem de forma importante para [a defesa] da democracia e estado de direito , afirmou Matsuura. apelou as autoridades a investigarem os casose respectivos autores de todos os crimes cometidos contra profissionais da comunicação.
Ernesto Montanez Valdivia era director da revista Enfoque do jornal El Sol de Chihuahua. Foi assassinado quando se encontrava no carro, acompanhado do seu filho. O jovem de 17 anos ficou gravemente ferido durante o ataque, realizado por dois homens armados. Segundo a UNESCO, trata-se do quarto jornalista mexicanoassassinado, em 2009.